Já vos falei aqui da Susana do Ansiedades Blog, e do grupo fantástico, do qual faço parte, no facebook e que junta homens e mulheres, com um gosto em comum, cozinhar (ou no meu caso, uma curiosa em busca de truques e dicas para transformar qualquer refeição, num acto seguro, ahahaha). Seja a que horas for, por ali encontro sempre conversa. E ali vejo, mais uma vez, que as redes sociais, também têm um lado muito positivo.
Sempre que preciso de ajuda para um evento é ali que recorro em busca de ajuda, é o meu google culinário. Mas sábado foi diferente, a Susana, veio cá a casa jantar, e o que me passou pela cabeça, depois de ter aceite o convite foi “Mas que raio de ideia, onde te foste meter? Convidas a chefe, que de certeza está á espera de uma especialidade, e vais servir-lhe o quê, bifes com batatas fritas? É que nem no molho te vais safar!!!”
Como era esta a ocasião não queria pedir ajuda ao SOS ansiosa (o grupo ali ao lado) portanto, tive de recorrer aos meios tradicionais, que é como quem diz “i had to google it!”
Depois de alguma pesquisa escolhi fazer Lasanha de Perú, Farinheira e Espinafres, na Bimby.
Na realidade é uma receita bastante prática para fazer da forma tradicional.
Ingredientes
- 1 cebola média
- 2 alhos
- 800gr de carne de perú picada
- 1 farinheira
- 400gr espinafres
- (eu juntei ainda 300 gr de cogumelos frescos cortados em quatro)
- Azeite, sal, pimenta q.b.
- Placas de Lasanha
- Molho Béchamel
- 40 gr de margarina
- 40gr de farinha
- 500 ml de leite
- Sal, Pimenta e Noz Moscada q.b.
Modus Operandis
Fazer um refogado com a cebola e o alho picados, e juntar os cogumelos, deixar cozinhar um pouco e juntar a carne para cozinhar lentamente durante uns 15/20 minutos. Juntar a farinheira (Sem pele), previamente desfeita com a ajuda de um garfo, e deixar cozinhar durante uns 5 minutos, em lume brando, por forma a que se dissolva por completo, permitindo depois envolver com a carne e os cogumelos. Por fim, juntar os espinafres (se usarem congelados, devem adicioná-los descongelados e escorridos), eu pessoalmente, aproveita parte da água dos espinafres para os ajudar a incorpora com a mistura da carne. Reservar
Para montar a lasanha, eu uso um truque antigo ( e confesso que até a mim me corre sempre bem), passar as placas da massa pela torneira de água quente uns segundos antes de as colocar no tabuleiro.
A partir daqui dispor os ingredientes por camadas num tabuleiro, alternando entre carne e placas de lasanha, terminando sempre com a massa. (dizem os entendidos que devemos começar também com placas de lasanha, mas eu prefiro começar com umas fatias de fiambre, embora ontem não o tenha feito)
Preparar o molho béchamel (que se preferirem também existe á venda já feito)
Derreter a margarina num tacho e juntar-lhe a farinha, mexendo muito bem, com uma vara de arames até dissolver por completo, ir adicionando o leite, sem nunca deixar de mexer, até a diluição da farinha estar completa. No final, temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Regar a lasanha com o molho, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno para gratinar.
Esta foi a receita que segui, mas da próxima vez vou saltear a farinheira em azeite e alho, uma sugestão da Susana, e vou acrescentar molho de tomate (como na imagem, que foi tirada no day after)
Espero que gostem.
Eu sou fã de massas, e estou sempre á procura de novas receitas, pelo que fica o convite á partilha das vossas receitas. Enviem-me um mail com as vossas sugestões e algumas delas, podem bem vir parar aqui ao GingerChips
Bom Apetite
Prólogo
Depois de instalada a insanidade resolvemos entregar ás divindades o prognóstico do jantar 😉