Viajar para a Cidade Vermelha, (para mim é rosa, mas ok) como é conhecida pelos prédios de cor barrenta, é toda uma experiência repleta de magia, animação, com um lado histórico bastante rico e interessante.
Na verdade, e apesar de só ter conhecido esta cidade de Marrocos, achei que tem uma aura muito própria e especial e, acredito que ter viajado durante o Ramadão, também tem a sua influência.
Passear no labirinto que é a medina e fazer compras no souk, foram das coisas que mais gostei de fazer, porque foi como ser um marroquino, turistando (sim eu invento palavras) nos meio dos locais, no seu quotidiano.
Jeema El Fna muda radicalmente de dia para a noite, e não podem perder esta experiência.
Nas várias incursões pelo labirinto da medina, nunca sabíamos o que encontrar a cada virar de esquina, porque a presença cultural é forte, e dá vontade de parar em todo o lado para tirar fotos. E se para uns a estratégia é andar ao sabor do vento, para outros planear é a melhor forma de garantir que não perdem o imperdível, nós fizemos seguimos a primeira estratégia, porque o que queríamos era piscinar e namorar, muito.
Madrassa Ben Youssef– Uma escola islâmica, anexa á mesquita Bem Youssef (onde não podemos entrar), que é actualmente um museu, com uma arquitectura fantástica.
Jardins Majorelle– Um jardim botânico (por sinal o único) criado em 1931, tendo sido recebido o nome em homenagem ao seu criador Jacques Majorelle, e que, em 1980 foi comprado foi Yves Saint Laurent e Bergé Pierre. (as imagens falam por si).
Parece pouco, e na realidade conseguíamos juntar pelo menos mais uma mão cheia de sitíos que vale a pena conhecer, sem grandes deslocações, mas sempre que chegávamos a Jeema El Fna, éramos como que atraídos para aquelas ruas da medina, e por ali ficávamos a deambular, envolvidos pela música do encantadores de serpentes, ou enquanto ouvíamos as orações do dia, naquele que é considerado Património Mundial da Unesco.
Andamos que nos fartamos, e também não posso gabar a comida, mas partimos com a certeza de que vamos voltar.