T P C as in tortura para crianças

será?

Há dias li um post sobre este assunto (na realidade li o título) e nem de propósito andava para escrever sobre isto…

O Martim está no 3ºano, pelo que já tratamos os TPC por tu,  ainda assim somos uns afortunados porque a professora, não só não tem por hábito carregar o fim do dia dos alunos, como, sempre que o tem de fazer, tem o cuidado de os adequar, lembrando-se das actividades extra curriculares que cada miúdo tem ( a mim facilita muito as segunda feiras, o dia em que chega dos treinos depois das 21h e vem podre).

Em conversa com amigas, vou percebendo que nem todos gozam deste estado de espírito no que a este assunto diz respeito, e o momento dos tpc, em muitas casas é, verdadeiramente, uma tortura. Entre birras, choros, horas perdidas, os miúdos e os pais, acabam por ver este assunto como um castigo, e é compreensível, ninguém merece passar um domingo enfiado em casa de volta de livros e fichas, lápis e canetas.

Desde que o Martim entrou para a primária, que assumimos uma postura descontraída neste assunto, na verdade, sempre tive algum receio que ele visse os trabalhos de casa como um castigo, e portanto, optei sempre, por deixar á sua consideração, o momento ideal para os fazer, sendo completamente proibido ouvirem-se frases cá em casa como “não brincas enquanto não fizeres os trabalhos”, e até agora, tem resultado na perfeição. Claro que há dias em que desespera, porque tem 8 anos, porque está mais cansado ou irritado, em que perde a paciência ou se distrai com algo que tinha planeado fazer, mas mesmo nesses momentos não há problema, ele já sabe que pode arrumar os livros e cadernos, e ir brincar, também é da sua responsabilidade, no dia seguinte, contar á professora que não fez os trabalhos, porque, por exemplo, queria ver os miquitos na tv.

Sendo ele um fã incondicional da Profª T., sabíamos que a melhor estratégia, seria deixá-lo com a responsabilidade de lhe dizer, que infelizmente, ele não tinha conseguido cumprir a missão que lhe havia incumbido no dia anterior. So far, so good. (nunca teve de lhe dizer, nem que para isso tenha de madrugar)

Vamos a sondagens…eu assumo que sou a favor dos TPC, claro que eles têm de brincar, mas alguém tem dúvidas que eles o façam? Os TPC são uma forma de os autonomizar, é o departamento dos miúdos, e eles são responsáveis pela sua elaboração. Claro que os podemos ajudar, e devemos, fazer parte de tudo o que estão envolvidos é fundamental para lhes darmos confiança, mas este faz parte do trabalho deles, deixem-nos trabalhar!

 

 

 

 

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *